Agora

Noite Total

20:00 - 22:00

Notícia

Com UTIs do SUS para Covid-19 lotadas, Curitiba suspende cirurgias eletivas

Com UTIs do SUS para Covid-19 lotadas em três hospitais, Curitiba suspende cirurgias eletivas
Com UTIs do SUS para Covid-19 lotadas, Curitiba suspende cirurgias eletivas
FONTE: G1.com

Com a alta de casos diários de Covid-19 e aumento na lotação de UTIs do SUS para pacientes com a doença, a Prefeitura de Curitiba suspendeu, nesta terça-feira (17), a realização de cirurgias eletivas nos hospitais da cidade.

A suspensão é temporária, mas a prefeitura não estipulou uma data para a retomada dos procedimentos.

“É possível que tenhamos um aumento de internamentos na próxima semana, e a medida é de precaução para que tenhamos um pouco mais de leitos e ninguém fique sem assistência”, disse secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), três hospitais da cidade chegaram, na segunda-feira (16), à lotação máxima de leitos de UTI adultos do SUS para tratamento da doença. São eles:

 

A ocupação também está alta nas UTIs de adultos do SUS para pacientes com Covid-19 no Hospital de Clinicas, onde 49 das 51 vagas estão ocupadas e na Santa Casa, onde 45 dos 55 leitos também estão com pacientes.

Ao todo, segundo o controle de leitos da secretaria, a cidade está com 230 leitos do SUS para Covid-19 ocupados, e 43 livres.

Desde o início da pandemia, a cidade já teve 41.911 casos confirmados de coronavírus, segundo a Sesa. Deste total, 35.519 pessoas já se recuperaram da doença e 1.584 pessoas morreram.

De acordo com os dados da secretaria municipal, Curitiba tem mais de 6 mil casos ativos da doença, e o número de novos casos diários preocupa.

"Semana passada, nós saímos de uma patamar de 300 a 400 casos por dia e pulamos para 700 casos dia", afirmou a secretária.

 

Atendimento nas UPAs

 

A alta no número de casos também se refletiu no aumento nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, na semana entre 2 e 8 de novembro, 6,7 mil pessoas foram atendidas com sintomas de doenças respiratórias nas UPAs da cidade.

Na semana seguinte, de 9 a 15 de novembro, foram 8,3 mil atendimentos, um aumento de quase 20%.

 

Reabertura de leitos

 

Curitiba chegou a ter 350 leitos para tratar pacientes com coronavírus no SUS, mas com a queda no número de casos diários em setembro, vários foram desativados.

"Nós tínhamos fechado os leitos, então nós estamos pedindo um movimento de reabrir os leitos. Devemos aumentos 24 leitos a partir da semana que vem", afirmou a secretária.

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/11/17/com-utis-do-sus-para-covid-19-lotadas-em-tres-hospitais-curitiba-suspende-cirurgias-eletivas.ghtml

Comentários

Últimas notícias

25 Fev
Aconteceu
Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

09 Abr
Aconteceu
Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Costa

Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Cost

25 Dez
Aconteceu
Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.