Agora

Abner Souza

11:00 - 12:00

Notícia

Líderes buscam acordo para derrubar veto à desoneração da folha de pagamento de empresas

Líderes buscam acordo para derrubar veto à desoneração da folha de pagamento de empresas
Líderes buscam acordo para derrubar veto à desoneração da folha de pagamento de empresas
Fonte: Agência CMA

Líderes partidários vão tentar nesta semana chegar a um acordo com representantes do governo no Congresso Nacional para a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos das empresas de 17 setores que empregam mais de 6 milhões de pessoas.

A legislação em vigor estabelece que a desoneração da folha de pagamentos das empresas desses segmentos da economia vai até o fim deste ano. Entre esses setores, estão os de call center, tecnologia da informação, transporte, construção civil, têxtil e comunicação.

 

Parlamentares favoráveis à derrubada do veto avaliam que voltar a onerar as empresas no contexto da pandemia de coronavírus seria um estímulo a demissões, dificultando a retomada da economia e a geração de empregos.

Em junho, o Congresso incluiu na medida provisória sobre redução de jornada de trabalho e salário em razão da pandemia um dispositivo com o objetivo de prorrogar a desoneração para esses segmentos até o fim de 2021.

Ao sancionar essa MP, em 6 de julho, o presidente Jair Bolsonaro vetou a prorrogação do incentivo fiscal aos 17 setores. O veto foi uma sugestão do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ao Legislativo, o governo afirmou que a prorrogação da desoneração gerará renúncia de receita sem cancelamento equivalente de despesa.

 

Quando o presidente da República barra uma medida aprovada pelo Congresso, os parlamentares podem rejeitar o veto e resgatar o que haviam aprovado anteriormente.

A MP com a prorrogação da desoneração foi aprovada pela unanimidade dos senadores presentes na sessão do dia 16 de junho. Na Câmara, em maio, o texto também recebeu amplo apoio dos partidos.

Neste domingo (6), completou-se um mês que o veto à prorrogação da desoneração está trancando a pauta do Congresso Nacional. Ou seja, enquanto não é analisado, outros projetos não podem ser votados.

Outros vetos, mais antigos que o da desoneração, também trancam a pauta do Congresso. Entre esses há, por exemplo, vetos de Bolsonaro ao pacote anticrime, aprovado pelo Congresso após sugestões do ex-ministro da Justiça Sergio Moro e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A Secretaria-Geral da Mesa (SGM) do Senado informou que está prevista sessão do Congresso na quarta-feira (9). Todavia, essa ainda precisa ser convocada oficialmente até terça-feira (8).

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/09/07/lideres-buscam-acordo-para-derrubar-veto-a-desoneracao-da-folha-de-pagamento-de-empresas.ghtml

Comentários

Últimas notícias

25 Fev
Política
Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

09 Abr
Política
Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Costa

Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Cost

25 Dez
Política
Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.