Agora

Programador

12:30 - 14:00

Notícia

Servidores da Sanepar e empresários são alvo de operação que investiga fraudes em licitaçõ

Servidores da Sanepar e empresários são alvo de operação que investiga fraudes em licitações
Servidores da Sanepar e empresários são alvo de operação que investiga fraudes em licitaçõ
FONTE: G1.Com/Paraná

Servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e empresários são alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que investiga fraudes em licitações e pagamentos por serviços que não foram prestados.

A operação, batizada de "Ductos", tem 16 mandados de prisão temporária e 50 ordens de busca e apreensão emitidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), foram cumpridos mandados em Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Curitiba.

As buscas acontecem em 37 casas de investigados e 13 empresas. Segundo o Gaeco, há mandados de busca em sedes da Sanepar.

Ao todo, segundo o MP-PR, a operação também inclui o bloqueio de bens de 22 pessoas e empresas.

Até as 12h, o Gaeco não tinha informado quantos mandados haviam sido cumpridos. O MP-PR não informou quantos dos alvos são funcionários da companhia e quantos são empresários.

 

Investigações

 

Segundo o Ministério Público, as investigações começaram em 2018 e apontam que houve benefício ilegal a empresas, mediante o pagamento de propina a servidores da Sanepar.

Uma das empresas investigadas é apontada pelo MP como a principal beneficiada pelo esquema. Segundo o Ministério Público, esta empresa organizava o pagamento de propinas aos servidores.

 

"Esses pagamentos aconteciam de várias formas. Havia o pagamento de festas a estes servidores, eles também recebiam uma espécie de vale de uma das empresas", afirmou a promotora do MP-PR, Fernanda Basso Silvério.

As investigações apontam que servidores faziam medições falsas e não fiscalizavam o cumprimento de contratos de empresas contratadas pela companhia.

Os promotores suspeitam que empresas organizavam entre si o resultado de processos licitatórios, a partir do acesso a informações internas da Sanepar.

"As empresas combinavam o valor a ser oferecido e a empresa escolhida apresentava uma proposta com valor cerca de 2% mais baixo, para vencer a licitação", afirmou a promotora do MP-PR, Fernanda Basso Silvério.

Também há indícios de que os empresários envolvidos criaram empresas apenas para viabilizar o pagamento das propinas.

Os crimes investigados são fraude a licitação, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção por meio de organização ou associação criminosa, além de falsidade documental.

 

O que diz a Sanepar

 

A Sanepar informou que está disponibilizando todas as informações e franqueando o acesso a todas as unidades, documentos e equipamentos ao Gaeco.

A companhia informou que aguarda o resultado das investigações para proceder também as medidas administrativas cabíveis.

Segundo a Sanepar, os funcionários envolvidos na operação foram afastados e, internamente, a empresa tomará providências para apurar os fatos e possíveis condutas de empregados e fornecedores.

A diretoria da empresa afirmou que está comprometida com medidas de probidade e reitera apoio irrestrito à investigação e se coloca como parte interessada.

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2020/07/20/operacao-que-investiga-fraudes-em-licitacoes-cumpre-16-mandados-de-prisao-e-50-de-busca-contra-servidores-da-sanepar-e-empresarios.ghtml

Comentários

Últimas notícias

25 Fev
Aconteceu
Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

Show cancelado de Gusttavo Lima gera frustração e perdas: Gastei R$ 200 mil

09 Abr
Aconteceu
Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Costa

Carros de milhões e mansão com 3 cozinhas: os luxos de Eduardo Cost

25 Dez
Aconteceu
Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Governo Lula descarta “revogaço” imediato dos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.